Loja Primeira Idade Bebê e Gestante - www.primeiraidade.com.br site de vendas online

Loja Primeira Idade Bebê e Gestante - www.primeiraidade.com.br site de vendas online
Tudo para o enxoval do bebê e da gestante!

Loja Primeira Idade | Bebê e Gestante | www.primeiraidade.com.br site de vendas online de bebê

LOJA PRIMEIRA IDADE GESTANTE E BEBÊ COM LOJA ONLINE www.primeiraidade.com.br

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Modalidades de Aleitamento

A maior parte dos recém-nascidos aleitados ao peito necessita, inicialmente, de 8-12 mamadas ao longo das 24 horas. A distribuição das mamadas ao longo do dia varia de bebê e não tem regras fixas. É preferível aleitar o bebê quando ele o ¨pedir¨, sempre que dê sinais de ter fome, por exemplo move a cabeça de um lado para o outro, suga a mãozinha, abre a boca e coloca a língua para fora. Nem sempre um bebê com fome chora, porque o choro é um sinal tardio de fome. Mais do que pelo relógio a mãe deve deixar-se guiar pelo seu instinto e pela sua experiência, os quais lhe permitem perceber quando o bebê tem fome.

 A Obstetra aconselha...
Depois dos primeiros dias, quando a produção do leite estiver estabilizada, mesmo mantendo o aleitamento a pedido é melhor respeitar intervalos de pelo menos duas/ três horas entre uma amamentação e outra, para evitar ritmos muito duros para a mãe, que não lhe deixam tempo para o descanso de que tanto necessita e para lhe permitir organizar melhor a vida social.

O aleitamento em horário fixo, para garantir a satisfação das necessidades nutritivas diárias, é aconcelhável para os bebês ¨preguiçosos¨, que sugam com pouca energia (por exemplo, bebês com icterícia neonatal). Estes bebês devem ser acordados frequentemente e alimentados com mamadas breves e frequentes.

A Psicóloga aconselha...

O aleitamento em horário livre (sempre que o bebê quizer) instaura uma relação entre a mãe e o bebê baseada na confiança do recém-nascido em receber a justa satisfação  das necessidades. Nos primeiros meses de vida, sugar o leite materno não significa exclusivamente alimentar-se mas sim emotivamente.A segurança do bebê, baseada na certeza de ser amado, a sua tranquilidade e o seu equilíbrio pelo modo como é amamentando.

Posicionar o bebê para que ele pegue bem a mama.

Para  que o bebê se encontre nas melhores condições para sugar o leite materno de modo suficiente, com o mínimo esforço, é importante que ele pegue bem a mama. Dado que a mamada pode durar poucos minutos ou mais de meia hora, é aconcelhável que a mãe se sente num local tarnquilo, que lhe permita relaxar, e encontre a posiçaõ mais confortável parta si e para o bebê. Para aleitar corretamente, a mãe  não deve baixar o busto para cima do bebê, mas deve ser o bebê que deve ser aproximado ao peito.
  • O bebê deve estar na posição horizontal,
  • Virado para o corpo da mãe, barriga contra barriga,
  • Com o nariz em frente ao mamilo e os joelhos à altura da outra mama,
  • Seguro por um ou ambos os braços da mãe.
Mais informações site: http://www.primeiraidade.com.br/